Atualização publicada pela Receita Federal ajusta leiautes da NF-e e NFC-e para adequação às novas regras da Reforma Tributária de Consumo
Área do Cliente
Notícia
Auxílio-doença: afastamento por até 120 dias pode ser dispensado de perícia
Não é uma proposta definitiva
O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Mauro Hauschild, apresentou ao CPNS (Conselho Nacional de Previdência Social), nesta quarta-feira (30), uma nova proposta para a realização de perícias médicas.
O novo modelo prevê a concessão de auxílio-doença previdenciário, com afastamento de até 120 dias, sem a necessidade da realização de perícia média. No entanto, essa proposta atinge somente os segurados em atividade nos últimos 36 meses antes do requerimento do benefício. De acordo com o presidente do INSS, esse prazo foi estabelecido porque 84% dos auxílios-doença têm duração máxima de 120 dias e 68% dos benefícios requeridos são concedidos administrativamente.
No modelo atual, o auxílio-doença se aplica a todos os segurados e, com afastamento acima de 15 dias, qualquer requerimento, como pedido de prorrogação ou reconsideração, depende de perícia médica.
"Não é uma proposta definitiva. É um indicativo de que estamos preocupados e estamos discutindo com o CNPS a possibilidade de construir algo melhor para a sociedade", afirmou o Hauschild.
De acordo com o presidente do INSS, essas medidas foram propostas devido à insatisfação do segurado com o modelo atual de concessão de benefícios por incapacidade, pela reincidência da violência contra os peritos-médicos e pelo grande número de perícias realizadas pelo instituto.
Mudanças
Segundo a Previdência Social, com as novas medidas, 1,1 milhão de perícias iniciais deixariam de ser realizadas anualmente. "Os peritos poderiam ser aproveitados em outras ações, como a revisão de aposentadorias por invalidez e a revisão dos benefícios concedidos via judicial", explicou o presidente do INSS, que ainda acrescentou que, caso essas revisões fossem feitas, o INSS teria uma economia de R$ 1,7 bilhão por ano.
De acordo com a nova proposta do INSS, o segurado com um atestado de incapacidade, emitido por um médico de rede pública ou particular, agendaria um atendimento na agência da Previdência Social, para lançamento dos dados do atestado no sistema. Depois seria feito um monitoramento por amostragem pelo sistema do INSS, e, por fim, o reconhecimento do direito, que seria comunicado ao segurado. Os benefícios concedidos seriam monitorados por amostragem.
Conforme o novo modelo, o INSS poderá convocar o titular do benefício para avaliação por peritos do instituto. Além disso, caso haja alguma irregularidade, o INSS responsabilizará o beneficiário e o médico que emitiu o atestado de incapacidade.
Quem não está incluído
Não estão nas novas regras os segurados com menos de 35 contribuições, os contribuintes facultativos, os desempregados, os casos de afastamento decorrente de acidente de trabalho e as indicações de afastamento superiores a 120 dias.
Esses casos continuariam com o modelo atual, realizando as perícias médicas.
Notícias Técnicas
A DCTFWeb deverá ser apresentada até o último dia útil do mês seguinte do fato gerador. Entenda!
Em outubro de 2025, já entram em ambiente de produção os campos das notas fiscais (NF-e e NFC-e) relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária
Como lidar com a recusa do outro sócio na alteração contratual?
Empregadores passam a registrar no eSocial descontos de consignados, centralizando gestão na folha e assumindo novas obrigações mensais
Notícias Empresariais
Se você busca mais sucesso, pare de esperar que ele traga felicidade. Foque primeiro em cultivar bem-estar, conexões reais e momentos significativos
Na próxima vez que travar diante de uma tarefa, pergunte-se: é minha cabeça, meu coração ou minhas mãos que estão bloqueando?
Com mais longevidade e desejo de protagonismo, profissionais maduros pedem programas que valorizem futuro, bem-estar e continuidade produtiva
Casos recentes mostram como fornecedores mal gerenciados podem comprometer sistemas críticos de corporações
Enquanto o mundo acelera com tecnologia e inovação, o Brasil ainda enfrenta entraves para aumentar sua produtividade
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional