Solicitação estará disponível a partir do próximo dia 14. “O contato é direto com você. Ninguém fala em nome do INSS”, alertou o presidente do INSS, Gilberto Waller, ao programa A Voz do Brasil desta sexta (9)
Área do Cliente
Notícia
Ipea atualiza estimativas de famílias em situação de pobreza e baixa renda no país
Os resultados indicam que cerca de 20,6 milhões de famílias estão em extrema pobreza, enquanto o CadÚnico registrava 23,5 milhões em 2024
Um estudo inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) propõe um novo método para atualizar as metas municipais de atendimento a famílias em situação de pobreza e de baixa renda, com o objetivo de aprimorar o funcionamento do Cadastro Único (CadÚnico) e dos programas sociais, como o Programa Bolsa Família (PBF). A publicação, intitulada “Estimativas de Famílias Pobres e de Baixa Renda para o Cadastro Único”, busca harmonizar as estimativas para metas, pisos e tetos municipais, combinando informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNADC), do IBGE, e do próprio CadÚnico.
Os resultados indicam que há atualmente, no Brasil, cerca de 20,6 milhões de famílias em situação de extrema pobreza, conforme os critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família, enquanto o CadÚnico registrava 23,5 milhões de famílias nessa condição em 2024. Para as famílias de baixa renda, a estimativa é de 32 milhões, número superior aos 28 milhões registradas no CadÚnico no mesmo período. Essa diferença possivelmente decorre da falta de incentivos para que famílias com renda ligeiramente abaixo do limite de elegibilidade realizem o cadastro ou atualizem seus dados no sistema.
Rafael Osório, autor e técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, explica: “A última atualização dos números nacionais e das estimativas municipais ocorreu em 2012. De lá para cá, tanto o Bolsa Família quanto o CadÚnico se expandiram muito. Nosso estudo propõe um novo método para atualizar essas estimativas, que podem ser usadas, por exemplo, para orientar a concessão de novos benefícios, aprimorando a focalização do Bolsa Família e o funcionamento do CadÚnico”.
Nova metodologia
O método proposto para atualizar e definir as metas municipais de famílias em situação de pobreza e baixa renda segue um processo de quatro etapas: cálculo inicial para 146 estratos geográficos, utilizando dados da PNADC ajustados aos critérios do CadÚnico; distribuição das metas entre municípios com base no CadÚnico, no processo chamado de municipalização; aplicação de ajustes para maior precisão, considerando dinâmica da renda e cobertura amostral; e por fim, as estimativas foram alinhadas aos dados mais recentes do Censo Demográfico de 2022, assegurando que os resultados reflitam a população atual.
Ao comparar os resultados com os dados do Cadastro Único, o estudo reforça que os números para a pobreza são muito concentrados nas regiões Norte e Nordeste. No caso da pobreza, cerca de 70% dos 223 municípios brasileiros já se encontram hoje entre o piso e o teto, diante da aplicação deste novo método e da produção de bandas. Cerca de 25% dos municípios estão acima do teto, grupo que apresentou o maior crescimento relativo no número de benefícios do PBF entre 2019 e 2024, principalmente no período de forte expansão entre 2019 e 2022. Dentre as unidades da federação, o Rio de Janeiro se destaca por concentrar quase 40% da “pobreza excedente” do país. No caso da baixa renda, aproximadamente metade dos municípios está entre o piso e o teto e a outra metade está abaixo do piso.
“O estudo estima uma meta para cada município, bem como pisos e tetos municipais. Quando comparamos nossos resultados com os dados do Cadastro Único, vemos que nossos números para a extrema pobreza são um pouco inferiores e mais concentrados nas regiões Norte e Nordeste”, ressalta Pedro Ferreira de Souza, técnico de planejamento e pesquisa do e autor da publicação.
Notícias Técnicas
A Fundação Getúlio Vagas (FGV) informa que os aprovados no certame poderão, a partir desta terça-feira (13), procurar o Conselho Regional de seu estado para solicitar o registro profissional de contabilidade
E, já a partir de amanhã (14) o serviço para confirmar se autorizou ou não os descontos e para pedir a devolução estará disponível no aplicativo do INSS
Após a confirmação de que o desconto foi indevido e a entidade fizer o pagamento ao INSS, o valor será repassado ao beneficiário por meio de depósito na mesma conta bancária de recebimento do benefício
Presidente da Associação Paulista de Supermercados, Erlon Ortega, afirmou que empregadores têm encontrado dificuldade para preencher a vagas, já que os trabalhadores têm demandado outros regimes de trabalho.
Notícias Empresariais
Receita Federal corrige informações incorretas sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda.
Mais de 20 milhões de contribuintes brasileiros que enviaram suas declarações do Imposto de Renda (IR) até a última sexta-feira, dia 9 de maio, entram na disputa pelo primeiro lote de restituição, previsto para ser pago no dia 30 de maio de 2025
Presidente disse durante reunião Celac - China que região continuará representando “a pobreza no mundo de hoje” se não buscar maior cooperação entre países
Julia Galek atua como gerente de mídia social em Chicago (EUA) e ficou surpresa com as opções propostas pela inteligência artificial
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional