O resultado dessa verdadeira ruptura em relação à sistemática processual e à própria estrutura do Poder Judiciário no Brasil é a suspensão de um número indeterminado de processos trabalhistas
Área do Cliente
Notícia
CBS, IS e IBS: Quando os novos impostos começam a valer?
A Reforma Tributária está introduzindo três novos tributos no Brasil: o imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substitui o ICMS e ISS; a contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que substitui o PIS e Cofins
A Reforma Tributária está introduzindo três novos tributos no Brasil: o imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substitui o ICMS e ISS; a contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que substitui o PIS e Cofins.
Assim como também traz o Imposto Seletivo (IS) apelidado de “imposto do pecado”, que incide sobre produtos prejudiciais à saúde e para o meio ambiente. Inspirados no modelo de IVA, onde eles unificam tributos para simplificar a arrecadação.
Apesar de ser de conhecimento de muitos, esses novos tributos ainda geram dúvidas tanto para os contadores e empresas quanto para os contadores. Justamente por isso, decidimos explicar algumas das dúvidas mais comuns quanto a esses tributos.
Quando esses impostos começam a valer?
O IBS e a CBS começam a ser implementados no Brasil em 2026, com um período de transição que vai até 2033, ou seja, não será uma mudança drástica de uma vez, levará certo tempo para que a reforma seja devidamente implementada no nosso país.
No caso do IS, o tão falado imposto do pecado entrará em vigor em 2027, sendo totalmente adotado até 2033. Dessa maneira, durante o período de transição, os tributos antigos serão gradualmente eliminados.
Quais serão os seus impactos?
Querendo ou não, é fato que os novos impostos da reforma tributária trarão impactos significativos para as empresas, especialmente em áreas como fluxo de caixa, precificação e competitividade.
Com a introdução do modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), os créditos tributários poderão ser compensados de forma mais simples, o que reduzirá a incidência cumulativa de impostos, mas exigirá adaptação nos sistemas contábeis e financeiros das empresas.
A cobrança de impostos no destino, ao invés da origem, também trará variações nas alíquotas, conforme o estado de destino do consumo. Algo que pode gerar alterações no planejamento financeiro e na previsão de fluxo de caixa.
Além disso, poderá haver uma mudança na precificação dos produtos, já que os impostos serão destacados separadamente no preço final, o que mudará a maneira como os produtos são precificados. Afetando a percepção de valor pelos consumidores e exigindo ajustes na estratégia de preço das empresas.
Muitos estados que atualmente oferecem incentivos fiscais para atrair empresas vão perder esses benefícios com a reforma, e consequentemente, empresas localizadas nesses estados poderão considerar mudar de região, para locais com infraestrutura mais favorável e menor custo operacional.
Por fim, a perda de incentivos fiscais estaduais, tal como a nova dinâmica de tributação, pode fazer com que algumas empresas realoquem suas operações para estados mais competitivos, afetando assim a distribuição das atividades econômicas no Brasil.
Como vai mudar os impostos pagos pelas empresas
As empresas terão uma tributação mais clara e uniforme, com a eliminação de impostos cumulativos. No caso, o IBS e a CBS vão permitir a compensação de créditos ao longo da cadeia produtiva, reduzindo assim o custo tributário para negócios que antes enfrentavam a bitributação.
Os impostos vão ficar mais caros ou mais baratos
A carga tributária estimada é de 26,5%, com 17,7% para o IBS e 8,8% para a CBS. Em determinados setores, como, por exemplo, o de serviços, os impostos podem ficar mais altos, enquanto para setores industriais pode haver uma pequena redução.
O IS acabará elevando os custos de produtos específicos, no entanto, a ideia geral é equilibrar a arrecadação, mantendo uma carga tributária próxima à que já estamos acostumados atualmente.
Notícias Técnicas
Serviço de solicitação de ressarcimento estará disponível no aplicativo “Meu INSS”
Quem não entregar a declaração a tempo está sujeito ao pagamento de uma penalização mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido
Acordo fortalece a atuação conjunta das instituições na promoção de iniciativas de educação financeira voltadas a crianças e jovens
Mudança reconhece avanços em transparência fiscal e investimentos estratégicos desses parceiros internacionais
Notícias Empresariais
O objetivo é a detecção precoce de casos de doenças relacionadas ao trabalho
O volume total de serviços está 16,9% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (14) pelo IBGE
Tebet está à frente do assunto na China e disse à CNN que estatais do país seguem analisando ferrovias do Brasil
Magda Chambriard pede tranquilidade aos acionistas em meio à baixa de preços do barril
Receita Federal corrige informações incorretas sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional