Versão 11.3.3 do Programa da ECF é válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Quem está obrigado a emitir a Nota Fiscal de Serviço (NFSe)
Entenda quem é obrigado a emitir a NFSe, incluindo MEI, Simples Nacional, prestadores de serviços físicos ou digitais e evite problemas fiscais
Se a sua empresa presta qualquer tipo de serviço, é altamente provável que esteja obrigada a emitir a Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFSe). A exigência abrange a grande maioria das pessoas jurídicas no Brasil, independentemente do porte ou regime tributário.
De modo geral, toda empresa que realiza prestação de serviço está sujeita à emissão do documento fiscal. A exceção fica para o Microempreendedor Individual (MEI) em operações com pessoas físicas, que têm regras específicas.
Emissão obrigatória para prestadores de serviço
A NFSe é obrigatória para todas as pessoas jurídicas que atuam como prestadoras de serviços. Essa regra vale para empresas enquadradas no regime do Lucro Presumido, Lucro Real e também para optantes do Simples Nacional.
A emissão do documento é a forma legal de registrar a prestação de serviço, garantindo a correta apuração de tributos como o ISS, PIS e COFINS, conforme o enquadramento tributário da empresa.
Empresas do Simples Nacional também devem emitir
Empresas enquadradas no Simples Nacional, inclusive microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), também estão obrigadas a emitir a NFSe ao realizarem serviços.
A diferença está na forma de apuração dos tributos — que, no caso do Simples, é realizada por meio do PGDAS-D —, mas a obrigatoriedade da nota permanece.
MEI só é obrigado a emitir em caso de prestação para pessoa jurídica
Para o MEI, a emissão da nota fiscal depende do tipo de cliente atendido. Segundo o Portal do Empreendedor:
- Prestação de serviço para pessoa física (CPF): a emissão da NFSe é opcional.
- Prestação de serviço para pessoa jurídica (CNPJ): a emissão é obrigatória.
Mesmo que não exista exigência para CPF, a recomendação é que o MEI mantenha registros fiscais e financeiros organizados, emitindo a nota sempre que possível para facilitar a gestão do negócio e garantir transparência.
Exemplos de atividades obrigadas a emitir NFSe
A obrigatoriedade da nota fiscal abrange diversos setores de serviço, como:
- Clínicas médicas, odontológicas e veterinárias;
- Academias, escolas e instituições de ensino;
- Escritórios de contabilidade, advocacia e consultorias;
- Oficinas mecânicas e serviços de manutenção;
- Prestadores de serviços digitais, como designers, desenvolvedores e produtores de conteúdo.
Tanto empresas com sede física quanto prestadores online devem formalizar seus serviços por meio da nota fiscal eletrônica.
Penalidades pela não emissão da NFSe
Deixar de emitir a NFSe pode acarretar:
- Multas aplicadas pela prefeitura local;
- Impedimentos em processos de licitação;
- Dificuldade de acesso ao crédito e linhas de financiamento;
- Problemas de regularidade fiscal e desenquadramento do regime tributário.
Além disso, a falta de emissão da nota impede a correta apuração de tributos e pode configurar omissão de receita, sujeitando a empresa à autuação.
Como emitir a NFSe
A emissão da NFSe é realizada por meio do sistema disponibilizado pela prefeitura do município onde a empresa está estabelecida. Cada cidade possui suas regras e layout próprio.
O contador pode auxiliar no processo de cadastro, parametrização e emissão das notas, além de orientar sobre os códigos de serviço e a alíquota de ISS aplicável.
Em municípios integrados ao sistema nacional da NFSe (nota fiscal de padrão nacional), a emissão pode ser feita por meio do portal unificado.
Emitir a NFSe é uma obrigação essencial para manter a regularidade fiscal do negócio, evitar autuações e garantir transparência nas operações de prestação de serviços. Microempreendedores, pequenos negócios e empresas de maior porte devem conhecer as regras que se aplicam ao seu perfil e adotar rotinas fiscais compatíveis.
A consulta com um contador é fundamental para esclarecer dúvidas e garantir que a empresa esteja em conformidade com a legislação municipal e federal.
Notícias Técnicas
Novos CSTs, registros EFD e exemplos práticos para operações com GLP/GLGN
Receita Federal detalha eventos e obrigações acessórias para o IBS e CBS
Nova regra da reforma tributária obriga emissão de NF com finalidade 6 em faturamento antecipado, com recolhimento imediato de IBS e CBS
A Receita Federal disponibilizou, neste mês, a Calculadora de Tributos, uma ferramenta digital que permite simular os impactos da Reforma Tributária sobre o consumo
Notícias Empresariais
A verdadeira produtividade vem de equipes que se sentem seguras para pensar, experimentar, falhar e tentar de novo
Mais do que um ambiente descontraído, a felicidade corporativa se consolida como um pilar estratégico para engajamento, produtividade e retenção de talentos
RHs devem se preparar para novo ciclo de contratações e valorização do capital humano, com foco em inclusão, formalização e desenvolvimento de talentos
Empresas que querem se manter relevantes, precisam ter visão de futuro a longo prazo e estarem abertas à inovação. Nesse contexto, receber bem a Geração Z no mercado de trabalho é mais que preencher uma vaga
Prazo final se aproxima e especialista alerta: entregar a RAIS corretamente é essencial para evitar multas, garantir benefícios trabalhistas e manter a conformidade com o eSocial
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional